terça-feira, 23 de outubro de 2012

Qual a responsabilidade de uma fábrica em relação à comunidade onde ela está inserida?

Durante uma aula na faculdade, o professor vira para nós e diz:

- Para vocês, qual a responsabilidade de uma fábrica em relação a comunidade onde ela está inserida?

Como em todo bom debate, surgiram diversas opiniões, muitas com ideologias opostas.

Se utilizando do senso crítico e de reflexão, o professor pergunta novamente:

E no caso de uma empresa que, de tão grande, cria-se uma cidade em torno dela, onde os funcionários moram, onde existem comércio e serviços para atender a demanda da população que vive naquele local, como bancos, escolas, cinemas, restaurantes, mercados, etc. O que acontece quando uma empresa deste porte fecha as portas, deixando milhares de desempregados e uma estrutura que dependia da renda  destes funcionários? Qual o impacto disto?

Na mesma hora veio à minha mente um documentário que meu tio me passou chamado; "Roger and me"(Roger e Eu) Do cineasta americano Michael Moore.


nele, Michael teve a ideia de pedir explicações a Roger Smith, presidente da General Motors, pelo fechamento de onze fábricas na cidade de Flint, no estado de Michigan, onde após o fechamento, cerca de 30.000 pessoas ficaram sem trabalho. Durante 2 anos, Moore fez o retrato de uma cidade que um dia foi um modelo de bem estar e entrou na miséria por uma decisão da mesma companhia que levantou esta mesma cidade.

Aproveito a deixa pra lhes perguntar:

Quais são as medidas que um governo soberano deve tomar para que bizarrices como essa não aconteçam novamente. Até que ponto o capitalismo é um bom modelo econômico que privilegia poucos e deixa milhões á margem do progresso?


Por sorte, encontrei o documentário completo no vimeo, vale a pena assistir esse e outros documentários que denunciam o sombrio sonho de vida americano:


http://vimeo.com/37044784

Nenhum comentário:

Postar um comentário